Muito além dos JOGOS VORAZES


O que vou escrever pra vocês não é bem uma crítica como vocês estão acostumados. É mais uma opinião pessoal. Jogos Vorazes é tão fóda que merece ir muito além, por isso não estranhem o meu palavreado chulo, escreverei hoje como se eu estivesse conversando com um amigo.

Tudo que envolve dramaturgia futurista me deixa toda empolgada. O meu primeiro contato com isso foi no filme de volta para o futuro. Já assisti muitos filmes que os autores da história sempre se preocupam em imaginar como seria daqui há alguns anos ou séculos. Como no atual filme Sequestro no espaço, e na comédia o Meu namorado do futuro.

O problema de criar algo baseado em um universo que não conhecemos é justamente o medo daquilo ficar fora da realidade virando uma ficção sem pé nem cabeça. Toda ficção mesmo sendo surreal precisa de um sentido. Diferente do que acontece em ficção dos tempos de hoje ou do passado, o futuro é bem mais complicado que imaginamos. Criar como seremos, o que vestiremos e etc.

Quando eu vi que Jogos Vorazes tinha ganhado vários prêmios do Teen Choice Wards eu pensei caramba deve ser um puta de um filme. Eu não estava errada. Esse filme apesar de ser futurístico representa muito dos dias de hoje e muito do nosso passado. É uma mistura do passado com o presente.

Vamos começar a fazer spoilers, se você não viu o filme faça download e assista não venha me xingar nos comentários. Imaginem vocês viver em um mundo onde uma vez por ano dois jovens de cada distrito são oferecidos como tributo para um jogo de sobrevivência onde apenas um sairá vivo? Parece meio louco não é mesmo? Você deve estar pensando que jamais o povo iria concordar com isso. Acontece que aquele é o universo que eles conhecem, pra eles aquilo é certo assim como para os homens bomba é certo se matar dentro de um avião para destruir uma cidade inimiga.

Se oferecer como sacrifício pra eles é mais do que uma honra e morrer por seu distrito também. Agora me digam: O que será que os soldados que vão pra guerra defender sua nação hoje em dia fazem? Sim se suicidar. Lutar até a morte, por que a probabilidade de sair de lá vivo é mínima.

Criar um romance dentro do jogo foi o que salvou o casal do distrito 13, mas até que seria bonitinho se ela gostasse dele de verdade. Pena que só o beijou por que era a unica forma de salva-lo, coisa que quase ninguém notou.

Jogos vorazes é uma referência dos tempos de hoje, nós fazemos tudo aquilo. Não assistimos um reality show onde todos morrem, mas elegemos políticos corruptos, adoramos ver o programa do Datena onde diz que a mulher matou o marido com não sei quantas facadas.

Essa é a realidade minha gente. Sinto os desapontar.