Câmera digitais foram mesmo vantagem?


A era digital chegou em minha casa muito cedo, desde que me entendo por gente mexo em computador. Nenhum dos meus vizinhos tinha um, mas como meu pai sempre foi gráfico foi necessário usar essa tecnologia para fazer arte de materiais impressos e ajudar nas despesas. Mesmo sem existir internet o PAINT e o PACIÊNCIA eram a minha diversão. As câmeras digitais demoraram um pouco mais para chegar em minha família. As câmeras analógicas nos acompanharam durante mais ou menos 12 anos de minha vida. Minha mãe adorava tirar fotos nossas e não perdia nenhum momento, não deixava passar absolutamente nada; Então vamos lá, se você nunca teve contato com uma dessas vou explicar resumidamente como funcionava. Primeiro você comprava uma câmera, uhul tenho uma câmera. Depois você precisava comprar o filme, cada um tinha um limite de fotos a serem tiradas, cada limite era um valor diferente variando de 10 a 40,00 por filme. Pronto comprei meu filme hora de bater as fotos, se você colocasse o dedo na lente, fudeu! estragou a foto, e se você abrisse a câmera depois de instalado o filme, fudeu queimou o filme e você perdeu todas as suas fotos. Depois de tiradas era necessário revelar porque se não revelasse não via. Isso fez com que minha mãe juntasse umas duas mil fotos minhas e dos meus irmãos em uma mochila enorme no baú do quarto preparadinha pra quando o namorado de uma das filhas chegar e mostrar aquele passado de cabelo de bombril.
Quando as câmeras digitais chegaram fomos os primeiros a comprar, como sempre muito ligados na tecnologia. A partir desse momento nunca mais revelamos nada, mesmo existindo a oportunidade de passar as fotos para o computador e gravar em algum dispositivo móvel para revelação, não tinha mais graça. Revelar pra que se já vimos?
Fui analizar muitos pontos e percebi que minha câmera digital antiga tinha MUITAS fotos minhas e de minhas amigas, só que com o tempo o CD-R que elas estavam gravadas, pois foram destruídos pelo tempo, quando coloquei algumas midias já estavam corrompidas.
Sim, parte da minha adolescência que foi muito bem registrada por mim, porém apagada pela tecnologia. E se você me perguntar se hoje aprendi com esse erro, e se revelo minhas fotos a resposta é não, e provavelmente as fotos que tirei hoje de grandes momentos também serão corrompidas.
O mundo precisa evoluir e a tecnologia precisa crescer, porém precisamos saber preservar nossas coisas que consideramos valiosas.
Momentos são inesquecíveis, mas quando são registrados e guardados em um baú podem se tornar mais inesquecíveis ainda.